Arquitetura e Vinho, juntos!!!

By julho 10, 2013projetos bacanas

fachada

Vimos este lindo projeto na revista Casa Vogue e adoramos!

Esta vinícola projetada por Christian de Portzamparc,  é a sede da francesa Cheval Blanc. Localizada em Saint-Emilion, na região de Gironde, o Chateau Cheval Blanc já é chamado pela população local de “a vinícola sob a colina”, graças à implantação do edifício, que mimetiza o suave relevo de seu entorno. As formas da construção são onduladas e parecem dar continuidade tanto às curvas do solo quanto ao desenho das esplanadas que o circundam.

A fachada de concreto aparente e a estrutura interna de vidro e metal são independentes, o que proporciona um aspecto de leveza ao conjunto. Organizadas ao redor de um pátio interno, as conexões entre os volumes criam recortes que facilitam a entrada de luz natural em ambientes de convívio, como corredores e espaços de degustação.

 

detalhe fachada

 

passarela cobertura

acesso telhado verde

Já os 52 tonéis, construídos especialmente para o local, mantêm-se protegidos da umidade e do calor graças a um sistema de climatização natural que combina as próprias características do concreto com tubos de circulação de água em temperatura constante. O teto verde, além de contribuir para a qualidade termoacústica dos espaços, completa o elegante visual, integrado à natureza, deste projeto de Portzamparc.

barris tonéis

Deixe uma mensagem