Cria Arquitetura | Imprensa : Revista Lumière nº98

Revista Lumière nº98

Revista Lumière nº98

Projeto Ecobanheiro - Um banheiro sustentável

Em evidência no Campinas Decor 2006, o Ecobanheiro está à mostra com uma causa nobre: difundir o conceito de obra sustentável por meio do uso de tecnologias ecoeficientes e produtos ecologicamente corretos. A iluminação também recebeu cuidado especial, que ficou por conta dos Leds, diodos emissores de luz que apresentem longa vida útil e baixo consumo de energia.

Criado pela arquitetas Juliana Boer e Maira del Nero, o projeto utiliza conceitos de arquitetura sustentável com a intenção de crias novas sensações, com mínimas intervenções, e gerar um cuidado especial na escolha dos materiais. Entre os ecoprodutos utilizados estão artigos de origem artesanal ou industrializadas que não sejam poluentes, não tóxicos, benéficos ao meio ambiente e à saúde dos seres vivos, contribuindo para o desenvolvimento de um modelo econômico e social sustentável.

Aliada a essa idéia, a iluminação tem o papel de sugerir um clima intimista e acolhedor. De acordo com as arquitetas, a escolha do tom amarelado reforça o tema natureza, valoriza a textura e traz aconchego.

O minimalismo é empregado também na ausência de luminárias, com luz indireta toda embutida nos elementos arquitetônicos e uma faixa luminosa criada abaixo da linha dos olhos, em quase todo o perímetro do ambiente.

A adoção de Leds vai ao encontro do conceito do projeto, visto que é energicamente eficiente. Em uma área de 20m², o banheiro é constituído pela alas feminina e masculina e pelo hall. A bancada do banheiro feminino traz um lavatório feito de pedra com bica embutida e o jato de água é acionado com o sistema de Leds RGB por meio de um sensor de presença. O facho luz direcionado colore o jato de água, que muda de cor durante o uso. Nos dois banheiros a iluminação indireta é feita com lâmpadas fluorescentes, com temperatura de cor de 3000K, e trabalhada para dar destaque a alguns elementos, como o painel de pedra, o banco de madeira teca e o ecomosaico. O piso branco de resina rebate grande parte dessa luz, tornando a iluminação mais eficiente.

Os espelhos de ambos os banheiros são iluminados por trás, com lâmpadas fluoerescentes amareladas, evitando sombras indesejadas. Há ainda luminárias tipo spot da Vario Design, fabricadas de liga de alumínio anodizado, com acabamento acetinado na cor natural. São elas as responsáveis pelas iluminações direta e pontual e cada uma utiliza até três Leds de 3W.

Para total aproveitamento da luz emitida pelos Leds, são utilizados colimadores, ou seja, lentes especiais fabricadas de acrílico com qualidade ótica. Filtros de cor âmbar foram aplicados para suavizar a cor branca dos Leds. Já o desenho do hall de entrada conta com balizadores da Vario com Leds, na cor âmbar, para identificar os banheiros masculino e feminino.