Cria Arquitetura | Imprensa : Pequenos Ambientes nº26

Pequenos Ambientes nº26

Pequenos Ambientes nº26

Ponto de encontro com os amigos

A alegria de estar entre amigos é traduzida neste projeto feito especialmente para bem receber pessoas queridas

Nada melhor do que estar sempre rodeada de amigos. Assim é a casa desta jovem que mora sozinha. Ao encomendar o projeto para as profissionais da Cria Arquitetura – Juliana Boer e Maira Del Nero – ela pensou na alegria e satisfação de ter sempre as pessoas mais queridas por perto, seja para um almoço ou um jantar.

A integração dos ambientes – sala de jantar e cozinha – foi o ponto inicial. A mesa de madeira de demolição atende os dois espaços, unindo-os. Para ter o espaço otimizado e manter o clima descontraído do ambiente, optou-se por bancos ao invés de cadeiras, com almofadas que deixam o espaço mais colorido. Como se fosse uma continuação da mesa, um painel de madeira na parede apresenta um trilho para um suporte branco de rodízios, que se movimenta acima da mesa.

Bailarina, a jovem viaja bastante e traz muitos souvenirs dessas viagens. A estante e as prateleiras foram confeccionadas em MDF justamente para expor a grande quantidade de mimos e lembranças coletadas em suas andanças. Acompanhando a estante, um móvel menor, de cor vinho, dá suporte à TV e acessórios. Logo ao lado, há duas prateleiras, feitas com a mesma madeira que a base – o que dá unidade às peças. Acima, um armário guarda objetos que não necessitam ficar à mostra.

Em tom cru bem suave, as paredes fazem uma bela composição à madeira e outros objetos. Em se tratando de cor, o painel de azulejos de demolição da pia da cozinha é que deu o tom ao restante dos cômodos. Os móveis em MDF branco ajudam a proporcionar leveza ao ambiente.

Ambientes pequenos pedem soluções criativas. É preciso tirar partido de todos os cantinhos. E foi assim que as profissionais criaram o móvel que fica embaixo da mesa. Com gaveta e espaços para a colocação de vinhos, ele pode ser movimentado conforme a necessidade. O pufe usado como mesa de centro também é uma ótima idéia para deixar o ambiente versátil. Ele serve tanto como apoio para bandejas como assento para mais um convidado. Afinal de contas, há sempre espaço para mais um nesta residência.