Cria Arquitetura | Imprensa : Casa Claudia n°11

Casa Claudia n°11

Casa Claudia n°11

Ecoloft - Vencedor da Categoria Design de Interiores 2009

Campeãs pela terceira vez, as arquitetas Juliana Boer e Maira Del Nero assinam o loft Ecodecor, criado para a mostra Campinas Decor 2009. A estrutura, de angelim de manejo sustentável, abriga um mosaico de possibilidades de decoração ecológica, como os móveis de madeira de redescobrimento e os tecidos orgânicos e de PET reciclado, que estão no futon, no tapete e nas almofadas. “ O espaço inspira, pela união de bons materiais, combinados em uma excelente proposta estética “, diz Renata Amaral, diretora da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), que participou do júri da premiação.

Tudo Ecológico

Tricampeãs na categoria Design de Interiores, as autoras do Loft Ecodecor não deixam dúvidas: estética, qualidade e escolhas sustentáveis podem andar juntas.

O espaço das arquitetas Juliana Boer e Maira Del Nero na Campinas Decor 2009 foi projetado para ser, dentro da mostra, um exemplo de sustentabilidade. Mas conseguiu ir além. Por suas qualidades estéticas, acabou eleito o melhor ambiente do ano pelo júri da exposição. “ O loft atesta que já é possível decorar com materiais ecológicos, bonitos, de qualidade e com preços competitivos “, avalia Juliana Boer. Na construção de 98 m2, a madeira, o elemento principal, aparece sob diversas formas: certificada, de manejo sustentável, de redescobrimento e até de poda urbana. A planta simples também dá seu recado: espaços compactos combinam com uma vida mais frugal.

O futon, revestido de algodão orgânico (Biofuton), funciona como sofá e cama. As almofadas, de seda artesanal, são de O Casulo Feliz, que reaproveita casulos descartados pela indústria.

Angelim e garapeira de manejo sustentável foram as espécies eleitas para a estrutura e a vedação da casa. A escolha dos fornecedores considerou a procedência legal das madeiras.

No alto da construção, o telhado verde (Instituto Cidade Jardim) proporciona maior conforto térmico e combate o efeito estufa. Á frente, a horta é adubada com húmus produzido em minhocário caseiro.

A sala abriga um mix de boas opções: poltrona de brechó, mesa lateral de eucalipto de redescobrimento, peças artesanais e tapete de fibra de PET reciclado (Cláudia Araújo).

No banheiro, o teto de vidro autolimpante (Cebrace) permite a entrada de luz e ajuda a economizar energia. Pastilhas de vidro reciclado de lâmpadas fluorescentes (Lepri) cobrem a área do boxe.

A planta, modular, evita desperdícios na desmontagem do ambiente. Cozinha, banheiro e lavanderia ficam próximos para simplificar a hidráulica.

Vitrine sustentável

Campeãs pela terceira vez, as arquitetas Juliana Boer e Maira Del Nero assinam o loft Ecodecor, criado para a mostra Campinas Decor 2009. A estrutura, de angelim de manejo sustentável, abriga um mosaico de possibilidades de decoração ecológica, como os móveis de madeira de redescobrimento e os tecidos orgânicos e de PET reciclado, que estão no futon, no tapete e nas almofadas. “ O espaço inspira pela união de bons materiais, combinados em uma excelente proposta estética “, diz Renata Amaral, diretora da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), que participou do júri da premiação. Contato: tel. (19) 3253-4580, Campinas, SP; www.criaarquitetura.com.br