Cria Arquitetura | Imprensa : Salas & Livings n°34

Salas & Livings n°34

Salas & Livings n°34

Corredor Verde

A proposta das arquitetas Maira e Juliana Boer consistia não somente em permitir a contemplação do jardim quando se está no sofá da sala.O objetivo principal era que o verde, de fato, avançasse até a casa.. Para isso intervenções se fizeram necessárias. A primeira delas foi colocar amplas portas de vidro para unir e isolar a natureza, criando uma espécie de corredor gramado entre os ambientes de estar. Mas não bastou atravessar o interior. Em um momento de ousadia, as profissionais instalaram a churrasqueira, transformando o espaço de 17m² em área de lazer. A segunda intervenção foi pela necessidade de luz. Ambientes claros e com abundância de ventilação pedem o uso de revestimentos leves. Assim, a aposta foi pela madeira cumaru certificada, que recobre painéis, portas de correr e uma faixa no piso, intercalada com porcelanato.

Projeto, Cria Arquitetura; gesso, De coração; iluminação, Interluz; móveis e acessórios, Artizzi; esquadrias, EMA Esquadrias Metálicas em Alumínio, almofadas, Berenice Cunha.

Amplitude visual, claridade e integração com a natureza. Os três requisitos foram perfeitamente atingidos com vidro, revestimento e muito verde.

“O conceito de espaço interno e externo se dilui ao longo do eixo formado pela passarela de madeira, que atravessa o pavimento térreo desde a porta de entrada até o gazebo.”

Na varanda externa, que se une à sala quando a ampla porta de madeira se abre, uma saleta se forma com sofá e poltronas. Depois do caminho de grama marcado por uma fileira de pedras, chega-se à churrasqueira, com balcão de granito apoiado por banquetas de madeira rústica. Ao lado, a sala multiuso: no verão, foco na churrasqueira; no inverno, lareiras a postos.