Cria Arquitetura | Imprensa : Contemporânea nº3 ano 1

Contemporânea nº3 ano 1

Contemporânea nº3 ano 1

SUSTENTÁVEL NA PRÁTICA

Todos os dias vivenciamos os mais graves problemas ambientais contemporâneos: questões como água, lixo, poluição e energia. E uma das maneiras de contribuir de forma efetiva para a melhoria das condições de vida no planeta é por meio da arquitetura sustentável. A Contemporânea lança este caderno especial para trazer o assunto à tona e exemplificar grandes idéias e soluções por meio dos projetos pioneiros de Maira Del Nero  e Juliana Boer.

Fotos Gustavo Olmos

Ao ter consciência dos impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e descartar o que não serve mais,  o consumidor pode buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, contribuindo com seu poder para construir um mundo melhor. E foi com esse ideal que as arquitetas Maira Del Nero e Juliana Boer fundaram o Cria Arquitetura que , desde 2002, realiza projetos sustentáveis.

Na primeira mostra que participaram, a Campinas Decor 2006, puderam divulgar melhor o conceito. O espaço a ser projetado era o banheiro público da mostra. Foi baseado nos conceitos de sustentabilidade e premiado na categoria de design de interiores , o que gerou exposição na mídia e aumento da credibilidade do escritório. Em seguida, além do considerável aumento dos contratos de projetos sustentáveis, multiplicaram-se os convites para ministrar palestras em escolas de arquitetura.

Hoje o escritório é filiado ao CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), associado à ANAB Brasil (Associação Nacional de Arquitetura Bioclimática ) e está em fase de captação para tornar-se auditor AQUA e LEED ap, o que confere competência para assessorar empreendimentos na obtenção das certificações AQUA e LEED.

O Cria também é parceiro da CBFT (Companhia Brasileira de Florestas Tropicais) que faz toda a compensação de carbono dos projetos e que possui certificação CArboNO, garantindo que toda a emissão de CO2 gerada no escritório seja neutralizada por meio do plantio de árvores. Nas próximas paginas, conheça os detalhes dos mais relevantes e premiados trabalhos dessa dupla de arquitetas conscientes e responsáveis, que sabem que sustentabilidade se faz com vontade política, e essencialmente, da colaboração ativa de cada um de nós!