Cria Arquitetura | Imprensa : Construir Rústica nº 6

Construir Rústica nº 6

Construir Rústica nº 6

Sempre juntos

Gazebo varanda externa e área de convivência interna alegram a vida em família

Os netos fazem a maior bagunça e se divertem no amplo terreno  de 1582m². O gazebo feito de madeira cumaru e repleto de almofadas coloridas foi tomado pelos pequenos como recanto das brincadeiras. Os filhos do casal também se realizam na residência. Eles estavam acostumados a passar férias no sul da Bahia e sugeriram ao pai que construíssem  uma residência de veraneio na região para ficarem todos juntos. ”O local escolhido foi um condomínio, localizado perto da Praia do Espelho, entre Caraiva e Trancoso. Um paraíso de difícil acesso e tranqüilidade garantida”, conta a arquiteta Maira Del Nero, do escritório Cria Arquitetura de Campinas, idealizadora do projeto.
“O terreno originalmente abrigava uma pequena casa de pescadores, que foi parcialmente demolida, para dar lugar a nova construção de alvenaria e estruturada com madeira cumaru”,contam o proprietário.

Para levantar as paredes, optaram pro tijolo artesanal feito na cerâmica 14 irmão de Belmonte, que produz  modelo usado nas antigas fazendas. A estrutura do telhado foi feita em duas águas com sarrafo de parajú e as telhas brancas foram impermeabilizadas para manter a cor original.
A varanda está voltada para o jardim e possui sofá emborrachado, rede e mesa com seis cadeiras para nos momentos de refeição matutina apreciarem a natureza. A beleza rústica fica por conta das paredes com tijolos aparentes e antigo coqueiro mantido durante a obra e que ultrapassou o telhado.
Quando querem privacidade é só subir até uma das cinco suítes com decoração rústica e aproveitar a paisagem na varanda superior com deque de madeira tatajuba e garopa.

Ah, que preguiça! Então, que tal passar tardes ociosas com toda a família no conforto do estar? Agradável, o cômodo tem pé-direito duplo e mezanino. Por aqui, a proprietária selecionou duas chaises grandes de palha sintética, revestidas com tecido emborrachado em tons vivos de verde para reforçar o entrosamento entre todos.
Os móveis para descansar servem também para a família assistir TV. Eles se destacam em meio aos acabamentos dos ambientes. Todo o piso interno é de cimento queimado resinado branco com inserção de belo detalhe feito com azulejos artesanais para valorizar a entrada da residência.
Folhas das árvores pintadas nas paredes são um verdadeiro elogio a natureza no cômodo para jantar.  O ambiente apresenta forro de madeira e paredes de tijolos aparentes. A mesa é feira com madeira de demolição, com oito cadeiras de palha sintética revestidas com tecido emborrachado para garantir praticidade e descontração quando os proprietários retornam da piscina e praia. O balcão e parede da cozinha são pintados a Mao pelo artista Itaporanga Sullivan e os outros móveis são do Espaço Til, de São Paulo.