Cria Arquitetura | Imprensa : Revista Nova nº 4

Revista Nova nº 4

Revista Nova nº 4

Pag:112-Maira e Juliana vivem focada em evitar o desperdício.Elas estão entre a mais de 2,6 milhões de profissionais brasileiros que tem um emprego verde, conforme estudo divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). E esse número tende a crescer. Para manter o aquecimento global sob controle, será necessário investir 1% do PIB mundial nesse tipo de emprego - o que deverá gerar 2 bilhões de novo postos até 2050 em todo o globo. Com isso, os salários só melhoram. Um profissional formado em  boa universidade com até três anos de experiência como analista pode começar a carreira ganhando 2,5mil reais. Quer ser a próxima a embarcar na profissão pró-planeta? Inspire-se na história dessas vitoriosas.

Pag:113-Maira e Juliana Criam Construção do Bem.  Imagine uma casa iluminada por energia  solar, em que o desperdício de água é mínimo e até as  paredes  foram construídas sem agredir a natureza. Acha inovador?

Pois as arquitetas Maira Del Nero e Juliana Boer, 33 anos,  já idealizam esse tipo de construção há sete anos. E se engana quem pensa que a vida foi fácil no início. Só de ouvir suas propostas ousadas, os clientes torciam o nariz rejeitavam o uso de madeira de demolição ou tijolo ecológico (feito de solo, cimento e água ,mas sem o processo de queima, que polui o ar). Também não havia fornecedores nem mão de obra orientada a evitar o desperdício de matériais. Foi desafiador, pois o tema era não era familiar ao grande público, conta Maira. O pontapé que a faria decolar foi dado em 2006, quando participaram do Prêmio Planeta Casa, promovido pela revista Casa Claudia, da Editora Abril. O projeto de um ecobanheiro, com descargas que reduzem a vazão de água, além de tintas naturais e lâmpadas especiais que economizam até 50% da energia, venceu na categoria Design de Interiores. Os desafios ficaram maiores. E os lucros também!