Cria Arquitetura | Imprensa : Piscinas e Churrasqueiras nº 15

Piscinas e Churrasqueiras nº 15

Piscinas e Churrasqueiras nº 15

Bancada em “L”

Texto Camilla Chevitarese

A ÁREA REDUZIDA FEZ COM QUE AS ARQUITETAS CRIASSEM UM ESPAÇO PRÁTICO E FUNCIONAL
O proprietário desta casa, localizada em Paulínia, SP, buscava um local onde pudesse receber os amigos e familiares. “Ele pediu vários equipamentos, como churrasqueira grande, forno de pizza e cooktop”, contam as arquitetas Maira Del Nero e Juliana Boer, do escritório Cria Arquitetura, de Campinas, SP. Como o cômodo era pequeno, a profissional fez uma bancada em “L” de granito branco siena com acabamento reto.
O espaço para assar carnes possui fechamento em vidro e coifa de aço inox. A base foi revestida com chapa de madeira, mesmo material utilizado para os armários (Formaplass). O forno de pizza é pré-moldado de concreto. Ao redor da boca, foi feito um acabamento com granito branco siena. As pastilhas do fundo (Jatobá) no tom pérola oceânica foram escolhidas justamente para contrastar com os outros materiais. “Elas fazem um colorido muito bonito com a madeira”, conta Maira.

Ponto de encontro

INTEGRADA À PAISAGEM E PERTO DA PISCINA, A CHURRASQUEIRA É O LOCAL FAVORITO DA FAMÍLIA
Completa, a área de lazer da casa situada em Riviera de São Lourenço, loteamento de Bertioga, SP, é o destino certo dos moradores quando está calor. A área da churrasqueira, localizada na varanda, sempre está cheia. “Optamos por fazer uma bancada encostada na parede para abrigar o espaço para assar carnes, uma ilha com pia e um balcão com banquetas”, conta Maira Del Nero, do escritório Cria Arquitetura, de Campinas, SP, responsável pelo projeto. A churrasqueira com base de alvenaria e kit
pré-moldado para graduação de grelhas e espetos possui fechamento de vidro e coifa de aço inox. A bancada é de granito branco siena polido com acabamento reto. A parede foi revestida com pastilha Jatobá da linha natural 2,5 x 2,5 cm. No balcão foi utilizada madeira cumaru.