Projetos de Interiores

Barão do Café

Esta casa de 240m², localizada no Residencial Barão do Café em Campinas, foi projetada com a preocupação de gerar menor impacto ambiental, considerando as questões básicas de sustentabilidade como racionalização, iluminação eficiente, ventilação, conforto térmico e acústico. Os materiais mais sustentáveis especificados e o uso de algumas tecnologias verdes também contribuíram para diminuir o impacto causado pela sua construção.

 

A alvenaria estrutural que dispensa pilares e vigas, e ainda gera economia nos acabamentos, foi eleita como sistema construtivo da edificação. Outro sistema construtivo adotado foi a Taipa de Pilão ou Terra Estabilizada Compactada que recebe esta denominação por ser uma mistura de terra arenosa com a mínima porcentagem de cimento (estabilizante) e água. Essa mistura é depositada em formas reutilizáveis apropriadas e compactada com socadores de madeira. Depois de retirada as formas, as paredes estão prontas, resultando em painéis monolíticos estruturais com aspecto de rocha sedimentar de beleza única.

Foi especificado um Sistema para Reuso de Água de Chuva que otimizou o consumo de água. Depois de coletada do telhado, e armazenada em uma cisterna localizada no jardim da residência, a água da chuva é utilizada para irrigação e abastecimento da piscina.

A aplicação de diferentes materiais como a pedra a madeira e a parede de taipa dá dinâmica a fachada de linhas retas, onde a parede ventilada que divide a garagem do pergolado de entrada construída com elementos vazados ou cobogós é um destaque.