Seguindo uma tendência internacional, de revitalização de áreas de valor histórico para exploração do turismo, a Campinas Decor 2004 – Mostra de Arquitetura, Decoração e Paisagismo, em sua nona edição foi realizada na Fazenda Pau D´Álho.
Localizado em uma região rodeada de edificações que fazem parte da história da fazenda e da cidade, como a senzala, o paiol e o terreiro de café, o local destinado a instalação do Banheiro Masculino era um antigo depósito com paredes e piso de tijolos assentados no barro, com pé direito baixo e sem janelas.
O projeto teve como partido a valorização de elementos e qualidades do local, através da utilização de técnicas para trazê-lo aos olhos do visitante, criando uma rede de descobertas, despertando sua curiosidade e facilitando a leitura do espaço e de suas atrações.
O layout é definido levando em conta a contemplação do entorno e a necessidade da preservação da linguagem e dos materiais. O mictório, ícone de um banheiro masculino, é eleito o elemento construído ordenador deste espaço, integrando o interior e o exterior, o homem e a natureza, o novo e o antigo.
O contraste entre a linguagem contemporânea adotada para o projeto e a manutenção dos ritmos, gabarito, cores e texturas originais, é suavizado pela escolha dos materiais empregados. O ferro oxidado, a madeira, a pedra e o concreto aparente aparecem em suas texturas mais brutas, assim como a rusticidade do barro nos tijolos. O branco é utilizado como pano de fundo para o cenário criado, e a iluminação com seu caráter pontual, destaca os elementos mais importantes.