Arquitetura Sustentável – O que é um projeto mais sustentável?

By janeiro 12, 2015cria sustentável

Desde 1973, ano da Crise do Petróleo, até o presente momento, a visão sobre o que é Construção Sustentável vem se modificando e aprofundando.

No início, a discussão era sobre edifícios energeticamente mais eficientes, o desafio era superar a Crise do Petróleo por meio da redução dos consumos de energia.

Hoje a percepção é de que a construção sustentável não é um modelo para resolver problemas pontuais, mas sim uma nova forma de pensar a própria construção e tudo que a envolve. Espera-se que a edificação mais sustentável, apresente um desempenho ambiental elevado além de viabilidade econômica e social.

Melhor será o desempenho de uma edificação, quanto menores forem o consumo de recursos não renováveis, o consumo de água e energia, emissões relacionadas aos gases do efeito estufa, o impacto ao ecossistema local e também quanto maior for a qualidade do ambiente interno, entre outros aspectos.

A obtenção desse desempenho é produto de um processo de projeto integrado e correta especificação de sistemas e tecnologias em suas interações e interdependências.

Com essa crise de água e energia que estamos vivendo, é preciso pensar a arquitetura de uma maneira mais sustentável!

Deixe uma mensagem