Campinas Decor 2009

By outubro 16, 2014mostras, projetos cria

O espaço de aproximadamente 100m², desenvolvido para a Mostra Campinas decor 2009,incorpora design inteligente , tecnologias verdes, técnicas construtivas e materiais que diminuem significativamente o impacto ambiental causado pelas construções tradicionais e melhora a qualidade de vida cotidiana.

ECOLOFT foi concebido como um exemplo de moradia sustentável e contemporânea que contempla todas as funções de uma residência convencional em um espaço extremamente compacto e versátil.

O projeto utiliza recursos arquitetônicos para reduzir a habitação à sua essência e conseguir a máxima eficiência nos espaços mínimos. Apresenta soluções engenhosas que permitem que a casa, por diminuta que seja, ofereça um lugar para cada uma das funções básicas: descanso, alimentação e higiene.

Dado ao caráter efêmero da mostra, o volume da edificação fácil de desmontar e montar novamente, se eleva sobre uma estrutura de madeira que permite a instalação em diferentes tipos de terrenos. Aqui a habitação de 25m² parcialmente elevada sobre um terreno em declive, foi resolvida com um sistema estrutural modular de madeira de manejo sustentável.

Outros sistemas construtivos sustentáveis, como a taipa de pilão e o tijolo de solo cimento foram incorporados ao projeto reforçando o perfil didático do espaço, que também oferece soluções para redução do consumo de água, energia e tratamento de efluentes.

1

2

3

4

5

7

8

9

10

Deixe uma mensagem