Sala da Família – Mobiliário Madeira Urbana

By setembro 30, 2013diário casa cor 2013, ecodesign

 

painel madeira urbana

O Madeira Urbana foi um importante parceiro neste projeto, fornecendo grande parte da madeira utilizada no ambiente Sala Da Família na Casa Cor Campinas 2013 e confeccionando peças exclusivas desenhadas pelo Cria Arquitetura.

As madeiras utilizadas aqui são provenientes de queda, poda ou cortes autorizados de árvores que compõem as paisagens urbana e rural da cidade de Campinas. Cada peça  recebe um código que permite ao consumidor verificar a origem exata e o histórico das madeiras utilizadas, incluindo autorização de corte e comprovação de reposição. Para o transporte e estocagem da madeira é obtida autorização nos órgãos ambientais competentes e todos os documentos são auditados pelo programa.

Inserindo no site do programa www.madeiraurbana.com.br o código dos selos é possível rastrear a origem da madeira como também a quantidade de carbono retirado da atmosfera durante o crescimento da árvore.

mesa de centro madeira urbana

escrivaninha casa cor campinas 2013

As madeiras provenientes de poda urbana são de origens diversas e cada tora é unica, proporcionando desenhos, texturas e características exclusivas a cada peça. Aqui utilizamos o abacateiro nos painéis da lareira e da estante, a paineira na mesa de centro que é uma madeira bem leve, e o pinus na escrivaninha. Os banquinhos foram confeccionados em Madeira Urbana obtida de um Ipê do próprio Jardim do Palácio do Bispo, que havia caído durante uma tempestade. Trouxemos  um pouco  da  história  do  edifício  para  o  ambiente, resgatando o tronco e tocos que seriam descartados durante a reforma, transformando-os em mobiliário. Esta é uma forma de diminuir a demanda por madeiras novas. Esta é nossa forma de mostrar como “um olhar mudar tudo”…

banquinhos madeira urbana

Discussão 2 Comments

  • flora veronesi disse:

    Olá meninas, tudo bem?
    Gostaria de saber aonde posso conseguir restos de madeira proveniente de podas urbanas para fazer bancos e mesinhas. Sou apenas uma curiosa que fez um cursinho rápido de marcenaria mas gostaria de fazer outros projetos com restos de madeira.
    Obrigada pela ajuda.
    Flora

Deixe uma mensagem